A White Cube tem o prazer de anunciar a representação das Obras da artista brasileira pioneira Lygia Pape (1927–2004). Sua estreia com a
White Cube acontecerá na edição 2023 da Art Basel Miami Beach (stand A23), onde a galeria apresentará quatro obras, visando mostrar a
amplitude geral do seu trabalho. Sua primeira exposição individual na galeria acontecerá na White Cube Seul na primavera de 2024.

Figura importante no movimento Neoconcreto e anteriormente ao movimento Concreto, Pape foi fundamental para o surgimento da arte
contemporânea no Brasil a partir de meados do século XX. A sua multidisciplinaridade se estendeu não só a pintura, como a gravura, a
escultura, o cinema, a performance e a instalação. Nas últimas décadas de sua vida – de 1976 ao início dos anos 2000 – Pape dedicou-se a uma série de instalações geométricas intituladas ‘Ttéia’ – um jogo semântico com as palavras ‘teia’ e ‘teteia’, conotando um pessoa ou algo gracioso.

Criada um ano antes de sua morte, em 2003, a escultura em cobre folheado a ouro, intitulada Metallic Ttéia (#3), será exposta no estande da Art Basel Miami Beach ao lado da pintura geométrica abstrata Canvas (1987) e de duas importantes xilogravuras da série Tecelares. Esses primeiros trabalhos, de 1955 e 1959, representam a filiação da artista ao coletivo vanguardista Grupo Frente, fundado no Rio de Janeiro por Ivan Serpa e formado pelos colegas artistas Hélio Oiticica, Lygia Clark e Aluísio Carvão.

Originado no início da década de 1950, o Grupo Frente renunciou aos princípios do modernismo brasileiro, buscou uma forma de abstração
enigmática que fosse, desde o início, desvinculada da estética concreta.
Durante a última parte da década de 1950, a artista se lançou no vídeo e na arte performática, incluindo o Ballet Neoconcreto (1958) e a posterior obra monumental Divisor (1968).

Em 1959, Pape, junto com Oiticica e Clark, assinaram o Manifesto Neoconcreto de autoria de Ferreira Gullar. O manifesto estabeleceu os
princípios fundamentais do movimento, divergindo da arte concreta na medida em que defendia uma maior liberdade das formas geométricas, da cor e do espaço.

Susan May, Diretora Artística Global da White Cube disse: “Como uma das artistas mais significativas da vanguarda brasileira do pós-guerra, o lugar de Lygia Pape no cânone do modernismo está assegurado. O seu trabalho estava, em muitos aspectos, à frente do seu tempo, desde a forja de novas formas de abstração geométrica na década de 1950, até às suas performances e filmes das décadas de 1960 e 1970 abordando temas de feminismo, ecologia e ativismo. Estamos honrados em trabalhar com o Projeto Lygia Pape para promover o legado desta artista extraordinária.”

O Projeto Lygia Pape disse: “À medida que nos aproximamos da comemoração do centenário do nascimento de Lygia Pape em 2027, é emocionante para nós embarcarmos nesta nova parceria com a White Cube. Estamos certos de que a nossa parceria com a galeria proporcionará uma oportunidade excepcional para levar as obras visionárias do artista a novos públicos.”



White Cube is pleased to announce representation of the estate of pioneering Brazilian artist Lygia Pape (1927–2004). The artist’s debut with White Cube will take place at the 2023 edition of Art Basel Miami Beach (stand A23), where the gallery will present four works from across the breadth of her practice. Her first solo exhibition at the gallery will take place at White Cube Seoul in spring 2024.

A prominent figure in the Neo-Concrete movement and preceding Concrete movement, Pape was instrumental in the emergence of contemporary art in Brazil from the mid-20th-century. Her multidisciplinary practice encompassed not only painting but also printmaking, sculpture, film, performance and installation. In the latter decades of her life – from 1976 to the early 2000s – Pape dedicated herself to a series of geometric installations entitled ‘Ttéia’ – a semantic play on the Portuguese words ‘teia’ (meaning ‘web’) and ‘teteia’, connoting a person or entity of grace.

Created the year before her death in 2003, the gold-plated copper sculpture, titled Metallic Ttéia (#3), will be shown on the Art Basel Miami Beach stand alongside the abstract geometric painting Canvas (1987) and two of Pape’s important early woodcut prints, from the ‘Tecelares’ (‘Weavings’) series. These early works, from 1955 and 1959, represent Pape’s affiliation with the avant-garde collective Grupo Frente, founded in Rio de Janeiro by Ivan Serpa and comprised of fellow artists Hélio Oiticica, Lygia Clark and Aluísio Carvão.

Established in the early 1950s, Grupo Frente renounced the tenets of Brazilian modernism, instead, seeking a form of enigmatic abstraction that was, from the outset, untethered from observed reality. During the latter part of the 1950s the artist ventured into video and performance art, with seminal investigations including the staged Ballet Neoconcreto (1958) and the later monumental performance work Divisor (1968).

In 1959, Pape, along with Oiticica and Clark, would sign the Neo-Concrete manifesto authored by Ferreira Gullar. The manifesto established the foundational principles of the movement, diverging from Concrete art in that it advocated for a heightened sensuality, a liberation from colour and the embrace of phenomenology in real-time and space.

Susan May, Global Artistic Director, White Cube said: ‘As one of the most significant artists to emerge from the post-war Brazilian avant-garde, Lygia Pape’s place in the canon of modernism is assured. Her work was, in many ways, ahead of its time, from forging new forms of geometric abstraction in the 1950s, through to her performances and films of the 1960s and 1970s addressing themes of feminism, ecology and activism. We are honoured to be working with Projeto Lygia Pape to advance the legacy of this extraordinary artist.’

Projeto Lygia Pape said: ‘As we approach the centennial celebration of Lygia Pape’s birth in 2027, it is exciting for us to embark on this new partnership with White Cube. We are certain that our collaboration with the gallery will provide an exceptional opportunity to bring the artist’s visionary works to new audiences.’